sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval e Armação de Pêra- O Povo foi proibido de desfilar na Avenida. Nem a Junta, nem a Câmara sabiam da sua existência, diz-se por lá!!!



Sinceramente, adivinhava-se. Algo se passaria este ano com o Carnaval de Armação de Pêra.
Não esperava era que se recuperasse o enredo do tempo da outra senhora, onde tudo era proibido. Onde três pessoas reunidas significava conspiração, e como vulgar levantamento de rancho, premiavam-no com ordem imediata de dispersão.
Os mais velhos recordam-se seguramente.Proibia-se o ajuntamento, as manifestações populares eram controladas…
E, fomos todos avisados pelo membro da bancada do Partido Socialista, a Ana Cristina Santos que, há cerca de 15 dias, na passada reunião da Assembleia Municipal interpelou a vereação Permanente, na pessoa do homem da terra, Dr. Rogério Pinto, sobre a falta de apoio que a Câmara Municipal tinha carreado este ano para o Carnaval.Falta de apoio e desinteresse pela iniciativa.
A resposta surgia rápida e fulminante. Estamos em crise…e nada nos foi pedido. Se o fizessem lá teriam as tabuitas e os pregos habituais.
Em vão.
Inútil a chamada de atenção da Ana Cristina para a necessidade de apoiar uma iniciativa popular que, ano após ano tem trazido Pessoas á Vila, numa época em que mais nada existe e que por tal motivo importa acarinhar e não contribuir para o seu desaparecimento.
Vem tudo isto a propósito do que se passou no Domingo de Carnaval.
A Avenida cheia de Pessoas, á espera da passagem do corso pela Avenida que nunca mais chegava.
Como eu, muitas Pessoas esperaram, e desesperaram … Bastante tempo depois, ficamos a saber que o corso tinha sido barrado pelas Autoridades face á decisão do Presidente da Junta de Freguesia que alegava desconhecimento do mesmo.E, assim,longe das pessoas, lá se retirou, ordeiramente, por ruas secundárias, sem chama e longe da enchente que o aguardava...
Desculpem lá, mas não acredito nessa explicação.
Tanto mais que não é a primeira vez que o evento se realiza. O Presidente da Junta esteve na Assembleia Municipal onde a Ana Cristina Santos falou do assunto, e como tal sabe do que se passa. Não se ausentou nesse momento…que eu saiba.
Há qualquer coisa que não percebo, como também me escapa a ausência do Vereador da Cultura e a do restante Executivo Permanente. Não estiveram presentes, caso contrário teriam intervido. Ou será que por lá passaram e nada fizeram. Pior ainda.
Por mera coincidência, na passada reunião camarária, alertado pelas palavras da minha Colega de Partido, interpelei quem manda na Autarquia.
Em nome da Vereação Socialista, apelei para que não se perdesse o pouco que temos no Concelho. Perante o sentido mais do que desinteressado das palavras ouvidas, aprestamos aí o nosso protesto pelo que se está a passar em Armação de Pêra.

Voto de protesto

Armação de Pêra vive do turismo. É fundamental proporcionar condições para levar mais pessoas à Vila e assim dessa forma dinamizar o comércio local.
É imperativo fazê-lo fora da época alta; criando eventos, e não permitindo que os existentes desapareçam.
Para tanto, a continuidade das actividades é necessária.
A Vereação Socialista não compreende nem aceita que esta Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de A. Pêra não tenham conseguido congregar as condições mínimas para a realização do evento popular que é o Carnaval.
Pelo que, sabendo da sua não realização este ano, não podemos de deixar de apresentar o nosso protesto.
Prejudicando-se assim, com este infeliz desfecho, o comércio local e os Armacenenses.
Ainda mais que, com pouco, muito podia ser feito, se houvesse vontade politica da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

Silves, 02 de Fevereiro de 2011.

Espero que hoje haja bom senso e quem manda nalgum lugar permita que haja Carnaval em Armação de Pêra.
Como também espero e ambiciono que este evento com raízes e tradição sirva de âncora para trazer mais animação á Vila de Armação de Pêra.
Basta querer e quero.

23 comentários:

  1. Enquanto certas figuras não saírem da cena política, Silves não sairá do marasmo em que se encontra.
    É uma verdade lapalisseana, que, embora custe admitir, acaba por ser a realidade que temos.
    Olhem à volta, aprendam a copiar já que não tem imaginação.
    Até não será só falta de imaginação mas teimosia e capricho de ser diferente só que pelo pior dos caminhos.
    Vejam, comparem e julgo, concluirão que a falta de clareza nos procedimentos, falta de participação, por rejeição infantil por parte de quem a devia acarinhar, está a contribuir para que a "nossa" cidade tenha que ombrear apenas com pequenas vilas da comunidade em que estamos inseridos.
    Ombrear com grandes cidades e, ainda por cima com Sevilha, será uma simples e louca utopia.
    Já fomos uma cidade importante e rica mas estamos reduzidos à ínfima espécie.
    Com as pessoas que temos a gerir o nosso futuro, de poucas idéias e grandes ambições "pessoais" Silves já foi.
    Talvez o mais grave seja o impacto negativo que tudo está a ter nas classe mais jovens e que poderiam ser a esperança para o futuro.
    Evitem o colapso da nossa cidado, evitem a clubite, criem oportunidades para todos os jovens.
    POnham acima de tudo o interesse de todos.
    Acabem com fantasias, apliquem bem os dinheiros públicos, deixem os negócios para os outros e aceitem idéias mesmo que à partida pareçam absurdas.
    Não queiram ser apenas o "centro" do mundo dos pequeninos.

    ResponderEliminar
  2. VIVA O CARNAVAL E A cãmara de Silves, e seus muxaxos.

    ResponderEliminar
  3. Sr. vereador começamos a ficar cansados dos votos de protesto, necessitamos com urgência de atitudes que ponham fim a esta "pouca vergonha".
    Armação de Pêra está a ser totalmente destruida e ninguém põe um fim a isto.
    É necessário que se faça mais que protestar, denunciar e procurar os meios legais para punir quem anda a destruir esta terra.
    O exemplo do carnaval não é nada quando comparado com os crimes públicos que são cometidos nesta terra.
    Será possivel que o sr. vereador não tenha conhecimento do que se passa?
    De que adiantou o povo ir votar e retirar a maioria absoluta a Isabel Soares se continuam a agir como se fossem donos dos bens públicos?
    E a população do concelho?
    O que vai sobrar desta desgraça toda?

    ResponderEliminar
  4. Não há nada mais eficaz e de resultados mais imediatos que possa ser feito?
    Os armacenenses necessitam de quem defenda os interesses da terra, estamos há tempo demais a ver a nossa terra ser assassinada pelos amigos do poder.
    Isto é uma vergonha.
    Tomem uma atitude!

    ResponderEliminar
  5. Tudo isto dos Carnavais é muito bonito, mas não passa de uma chachada como os computadores Magalhães! Mão passa de uma não questão!

    Não seria preferível falar sobre o espancamento dos jovens que quiseram se manifestar pacificamente no congresso do PS, ontem à noite?

    Uma vergonha... sobretudo, quando naquela sala, estavam muitos daqueles que gostam de aparecer na TV a vangloriar-se de ter lutado contra os fascistas (v.g. Almeida Santos, o actual Ministro da Justiça e outros)! Ontem comportaram-se identicamente àqueles contra quem lutaram num passado não tanto distante quanto isso! A vida dá umas voltas incríveis!

    E, porque não falar sobre a Geração à Rasca, jovens do país, do concelho de Silves, que se não abanarem a bandeirinha do partido, ficam a ver a vida a passar ao lado, sendo o seu mérito desaproveitado em prol das cunhas e dos arranjinhos dos amigos para amigos, dos padrinhos e das madrinhas para os afilhados!

    Já chega de discutir tretas e de atirar areia para os olhos das pessoas! Pede-se mais seriedade da parte de quem representa o Povo nos lugares de decisão pública, pede-se mais responsabilidade...

    A classe politica, seja ela PS, PSD ou CDS, pode ir toda para o olho da rua, porque, desde o 25 de Abril de 1974, só tem governado para encher o bandulho! O prazo de validade da classe politica em Portugal está esgotado! Precisa-se urgentemente de renovação, de preferência de pessoas jovens, com qualidade técnica, independentes e apartidários!!!

    ResponderEliminar
  6. Mas afinal o Srº Rogério nasceu aonde ? em Armação de Pera , não foi de certeza !
    nem pode ser Armacenense , só pela negativa !
    e isso ninguem quer ser .
    Esse senhor não tem culpa , os culpados fomos nós e todos os outros que lhe deram importancia , ao ponto do senhor Rogério se convencer que tinha algum valor !
    Claro que tem , nós é que ainda não discortinamos !
    pedimos desculpa !
    melhores dias virão , a senhora Cristina que tenha paciencia , quando ele se candidatar a Presidente , será outra pessoa !

    ResponderEliminar
  7. Senhor Drº Fernando Serpa , Vereador da Cãmara Municipal de Silves pelo Partido Socialista, Candidato disponivel pelo PS , para Presidente da Cãmara . O.K. tudo bem !
    agora nós continuamos a perguntar ao senhor Drº Serpa se vai dar resposta aos comentários anónimos , sobre o :
    1º Desassoureamento do Rio Arade , quando ?
    2º Festival da Cerveja no Castelo , quando ?
    3º Festa da Laranja em Silves (não em Portimão ) quando volta ?
    Afinal o senhor quer ser candidato ou não ?

    ResponderEliminar
  8. Bom tema de carnaval os muxaxos!
    Viva a malta de silves que de novo veio desfilar!!!

    ResponderEliminar
  9. Silves já foi uma próspera e nobre cidade, mas, agora, com os farsantes que temos à frente dos seus destinos e que colocam seus interesses pessoais e dos amigos à frente dos interesses da comunidade, nada há que esperar.
    Em vez de gerirem, e bem, os interesses de todos, envolvem-se nos negócios alheios (alicoop's, alisuper's, etc.etc.etc.), tudo empresas falidas, como a própria Câmara, como se essas empresas fossem a solução dos problemas da comunidade, já para não falar em Armação de Pera, a pérola da Coroa, onde as barracas se sucedem umas às outras, na maior das impunidades.
    O rosário de asneiras é de tal monta, já com vários arguidos à mistura, que a comunidade está descrente e altamente preocupada com o seu futuro e de seus filhos, numa autarquia em que só os afilhados ou apaniguados do sistema, aparentemente, terão algumas oportunidades.
    O 25 de Abril não foi feito para termos este estado de coisas, o caciquismo não pode mais vingar, mas está florescer na nossa autarquia.
    O Senhor Presidente da República no seu discurso de tomada de posse foi claro quanto ao futuro que espera para todos os nossos jovens e não apenas para alguns.
    O mérito deve ser o critério e não a filiação partidária.
    O bater palmas e transportar panfletos e bandeirinhas atrás dos caciques não dá mérito a ninguém.
    Esperamos que os ecos do seu discurso tenham efeito em Silves.
    Será que nem o Senhor Presidente da República conseguirá abrir os olhos aos nossos pseudo-autarcas?

    ResponderEliminar
  10. O Senhor Anónimo de 10/3/2011 das 11,54 h., aonde tem passado nos ultimos 5 anos de Presidente da Républica do Srº Cavaco Silva ?
    o Discurso foi feito e falado , em tudo aquilo que há Anos o srº Cavaco Silva nunca se tinha lembrado de fazer e dizer ! vem atrazado no discurso ! ( e essa de que mais vale tarde do que nunca ) já não se aplica há muitos anos , desde o tempo que o srº Cavaco Silva , era reconhecido na Ilha da Madeira como o srº Silva !
    o povo agora em Silves , necessita de mais obra e menos discursos ( já ninguem ensina nada a ninguem ) porque dizem sempre o mesmo há anos , o senhor até concorda comigo !
    todos nós agora temos os olhos abertos , fazemos é de conta que não vimos !

    e mais não digo , porque o senhor já sabe !

    ResponderEliminar
  11. O nosso Presidente da Républica nunca foi dez anos primeiro ministro e cinco anos de presidente, chegou agora de Marte,para ajudar os jovens e o País.

    ResponderEliminar
  12. Drº Serpa , continuamos esperando uma resposta do Candidato a Candidato do PS há Cãmara Municipal de Silves , que nos diga quando o Rio Arade começa a ser Desassoureado ?
    Se pensa vir a organizar novamente a Festa da Laranja em Silves !
    Se pensa contribuir para que o Festival da Cerveja , possa vir novamente a se realizar no Castelo de Silves !
    se Pensa mandar fazer a sede da Junta de Freguesia de Armação de Pera !
    Se pensa mandar fazer a sede da Sociedade Filarmónica Silvense !
    O Concelho de Silves está num atrazo , Politico, Económico e Cultural como nunca visto ( tudo se perdeu , Cinema , Teatro , desporto etc.etc. )
    Estamos no tempo quanto pior melhor !
    Drº Serpa diga qualquer proposta !

    ResponderEliminar
  13. Domingo, 2 de Janeiro de 2011
    O Teatro Gregório Mascarenhas deve reabrir este mês, diz a Presidente da Câmara de Silves.
    "Não existe qualquer conflito com o empreiteiro" e que a vistoria em falta "deve ser efectuada dentro de dias" respondeu quem manda na Câmara ao Jornal Correio da Manhã de hoje. Vejam a notícia completa, clicando.
    Excelente. Acredito piamente.
    Tanto mais que, € 83 462,28 reclamados pelo Empreiteiro nada significa para quem a 31 de Outubro 2010, já devia cerca de €6000000, não obstante no ano de 2009 ter contraído um empréstimo de 15 milhões de euros para pagar dívidas anteriores.

    Como já estamos no final de Março pode o Senhor Vereador informar-nos se o Teatro já abriu?

    ResponderEliminar
  14. Mas afinal o senhor vereador só comenta quando lhe convém ?
    diga de sua justiça , se realmente pretendo fazer com que o Concelho de Silves se desenvolva Económicamente !
    para isso tem que dizer e fazer com que o Rio Arade seja desassoureado logo !
    será um dos principais polos de desenvolvimento de Silves o Rio Arade navegavel todo o dia !
    O Festival da Cerveja no Castelo , outro bom motivo para trazer pessoas a Silves , como antigamente !
    enfim , o atrazo tem limites !
    vamos em frente , e ponha em pratica as suas boas ideias !

    ResponderEliminar
  15. E eu questiono, pode o Senhor Vereador nos publicitar a sua leitura política do que se passou em várias cidades de Portugal no dia 12 de Março de 2011?!?!?

    ResponderEliminar
  16. 12 de Março de 2011 significa uma viva demonstração da nossa Democracia.
    Quem quis, pode fazê-lo em liberdade.
    Noto que tudo se passou ordenadamente, sem violência que podiam comprometer a eficácia da mensagem que, para mim foi muito clara, assim não vamos lá.
    O País só tem futuro se acreditarmos nos nossos governantes, se houver uma ligação afectiva entre governados e governantes, diferente do que tem havido.
    E, os erros pagam-se claros nas eleições que se avizinham.
    A grande dúvida é saber se os vindouros saberão fazer melhor?

    ResponderEliminar
  17. Irei proximamente pronunciar-me sobre o Rio Arade, Festival da Cerveja, Feira da laranja, Feira das ruralidades...

    ResponderEliminar
  18. O Senhor Drº Fernando Serpa , sabe que em Democracia , deve existir clareza nas coisas que anunciamos para a nossa cidade , depois temos que executalas , só assim as pessoas acreditam no PS , para um candidato a Presidente da Cãmara de Silves , tem que colocar na sua agenda em 1º lugar o Desassoureamento do rio Arade , mesmo que não faça mais nada . Basta conseguir o Desassoureamento do Rio Arade , que foi um compromisso do Engº Miguel Freitas (Deputado pelo Algarve ) ainda em exercicio , caso contrário nenhum cidadão deveria votar !
    há Anos e Anos que estão compremetidos com Silves para Desassourear o Rio Arade , há dinheiro para tudo , sem retorno em muitos casos , isto um dos principais polos de desenvolvimento Económico de Silves , serve só para anunciar em vesperas de Eleições !
    O Movimento para o Desassoureamento do Rio Arade , exige uma resposta com clareza , caso contrario ninguem deve ir votar !

    ResponderEliminar
  19. Parece existir certa obsessão quanto ao desassoreamento do Rio Arade, o problema é que uma vez desassoreado, lá se vai o estandarte para abanar em futuras eleições.
    O compromisso do Engº. Miguel Freitas será para cumprir na próxima reincarnação, porque, agora, não há "bago" para o fazer, ou não será assim?
    Começa a ser convicção geral que a concretização só será posível depois do Município de Silves ser incluído no Município de Portimão.
    Aí, sim, vamos ter Rio e o progresso de Silves, com barcos a subir e a descer o Rio com muitos turistas e não só.
    O futuro de Silves depende do Rio, do comércio e da agricultura locais.
    Precisamos de massa cinzenta para que Silves possa evoluir.
    Já, agora, em tempos, a Senhora Presidente falou num aeroporto para Silves, ainda existe essa idéia?
    Era muito bom.
    Quando acaba o cenário macabro existente junto ao Mercado? Aquilo é mesmo para ficar como testemunho histórico do reinado de D.Isabel Soares?

    ResponderEliminar
  20. Vão-me desculpar a franqueza... mas esta conversa do desassoreamento do rio Arade já aborrece! Será que o futuro do concelho de Silves passa, na actual conjuntura pelo desassoreamneto do rio? Será este o nosso único problema???? O concelho de Silves é SÓ a cidade de Silves? Expandam os vossos horizontes e reclamem mas reclamem de forma global e oportuna... Acham que com o desassoreamento do rio os navios de cruzeiro chegam a Silves? Desiludam-se... Portimão tem os olhos bem abertos!

    ResponderEliminar
  21. E... já agora... o tema desta notícia era o Carnaval de Armação de Pêra!

    ResponderEliminar
  22. O QUE OS SENHORES QUEREM É CARNAVAL !

    ResponderEliminar
  23. E a Câmara de Silves quer o Natal ( que é sempre que o homem - leia-se Isabel Soares- quiser), para receber os presentes - IMI, licenças para tudo e mais alguma coisa ( até para se respirar), que vão daqui de Armação de Pêra!

    ResponderEliminar