domingo, 19 de junho de 2011

A realidade pode ser encarada de várias perspectivas e assim legitimamente interpretada e defendida.

Claro está, parto do princípio de que o intérprete esteja de Boa-Fé.
O que fará a diferença, será a forma que se utiliza para lá chegar e os objectivos que se visam.
Vem tudo isto a propósito da divulgação do relatório dos prejuízos da Autarquia no já célebre caso Viga D´Ouro.
Desde sempre, procurei que o processo não ficasse esquecido, e assim permitisse responsabilizar o infractor (seja ele quem for) e resgatar, dentro do possível, alguns recursos.
Fi-lo, norteado pela Verdade e sempre numa perspectiva abrangente. Não apenas a nível político, mas essencialmente, empenhando-me no local onde tudo se joga. O Tribunal.
È certo, que em sede dos processos disciplinares, muito coisa se disse, muito se escreveu.
Do que, ora tornei público, pode parecer, e é, pouco, ou nada comparado com a grandeza do que por lá consta. Concordo, sem margem para dúvidas.
Mas essa não é a questão.
Desde logo, porque na altura, não obstante o voto ser secreto, revelei o nosso sentido de voto, votando contra as conclusões dos processos disciplinares. Pois, nunca acreditei, nem passado todo este tempo, acredito que os funcionários, aqueles funcionários, tivessem alguma responsabilidade no ocorrido.
Votava-se a sua responsabilização, e isso não podia permitir.
Assumi a sua defesa, como sempre fiz e faço, contrariamente a alguém que, enveredou pela abstenção, em nome do sabe-se lá do quê e já não falando de quem votou a favor.Aliás, foram 4 votos, recordam-se?
Sendo assim, se o conteúdo do relatório, peca pela falta de originalidade, não podia ter sido esse o factor que levou a Vereação Socialista a divulgá-lo. Naturalmente,outros aspectos pesaram na decisão.
Desde logo, por o documento ter sido assinado pelos Funcionários superiores da Autarquia e já não por um técnico de uma Câmara vizinha. O que, a meu ver, faz toda a diferença.
Depois, por o dito, passados cerca de 4 anos, aparecer como resposta ao nosso pedido de identificação dos prejuízos sofridos. Pouco, mesmo pouco, sofrível até.
Finalmente, a sua importância face ao momento decisivo em que se encontra o Inquérito Judicial.
Ora, sabido que o processo judicial é um Universo em que apenas o que lá, existe, vale… , a Vereação Socialista tinha a obrigação moral de fazer mais alguma coisa.
E, fizemo-lo.
O relatório é presentemente de conhecimento público, e de quem tem a responsabilidade do Inquérito Judicial: Ministério Público de Silves, Exmº. Sr. Procurador Geral da República e Polícia Judiciária.
Á semelhança do que já fizemos, voltamos a chamar a atenção para o que julgamos pertinente e merecedor de esclarecimento, sempre com profundo respeito pelas decisões que aí serão tomadas.
Não julgamos, nem julgaremos ninguém, muito menos quem nos critica.
Respeito e respeitamos todos. Além do mais por não terem, uma visão global do que está em jogo.
O que é compreensível.Pois, desconhecem, e não têm os mesmos meios, nem os conhecimentos especificos na matéria.
Reconheço que gostaria de dizer mais, mas não posso, nem devo fazê-lo.
Aguardemos assim …o que aí vem.

9 comentários:

  1. apoiado. Anseia-se pelo veredicto final. Basta.

    ResponderEliminar
  2. Justiça tem ser feita e os Muníacipes esperam o retorno aos cofres da Attarquia seja feito.

    ResponderEliminar
  3. As pessoas afivelam uma máscara, e ao cabo de alguns anos acreditam piamente que é ela o seu verdadeiro rosto. E quando a gente
    lha arranca, ficam em carne viva, doridas e desesperadas, incapazes de compreender que o gesto violento foi a melhor prova de respeito que poderíamos dar.
    (Miguel Torga)

    ResponderEliminar
  4. As dificuldades que o Concelho atravessa aconselham a que todas as diligências devam ser feitas no sentido da recuperação dos fundos autárquicos fraudulentamente utilizados em operações ilegais, caso Viga d'Ouro ou quaisquer outras que possam surgir.
    O interesse permanente do Concelho está acima de quaisquer interesses pessoais ou partidários.
    Concordamos em absoluto com a senhora Presidente, quando diz que devem ser apuradas as responsabilidades até às últimas consequências, doa a quem doer.
    Que a justiça seja breve no esclarecimento e apuramento dessas responsabilidades.
    Não podemos continuar a viver este clima de dúvida e angústia permanente, ficando com a sensação de que alguém nos engana e se ri de nós, Munícipes.
    O senhor Vereador deve ignorar as críticas que lhe fizerem, porque primeiro que tudo está a consciência do dever cumprido na defesa da "coisa pública".
    Bem haja pela sua luta em defesa da VERDADE.

    ResponderEliminar
  5. Agadeço...e como não me conseguem vergar, continuarei e já no decurso da presente semana.

    ResponderEliminar
  6. Benvindo na sua luta para que haja justiça e apuramento da verdade nesta abençoada terra, prostituida por pessoas sem escrúpulos.
    Exige-se o retorno dos milhões de prejuizos causados à Autarquia.

    ResponderEliminar
  7. A Autarquia foi saqueada e os saqueadores têm que ser responsabilizados e punidos, sem benevolência, até como exemplo para as próximas gerações de políticos.

    ResponderEliminar
  8. Estamos em presença de uma história muito mal contada, que nos recorda os anos da nossa infância, quando nos contavam a "história do lobo e do cordeiro", em que o lobo ameaçava comer o cordeiro, porque estava turvando a água que bebia, embora o cordeiro estivesse na parte mais baixa do regato.
    Razão tinha La Fontaine na sua fábula para os mais pequeninos.
    Pior que ser cego é não querer ver, parece ser a moral da história.

    ResponderEliminar